Quatro séculos e meio de História

10.9.10


Há quatro séculos e meio surgiam três cidades no Alto Tietê

Publicado: setembro 10, 2010 por jornal REGIONAL G-NEWS em Uncategorized
As cidades de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba na região do Alto Tietê, assim como o município de Guarulhos, na região metropolitana da grande São Paulo, comemoram no ano 2010 os seus 450 anos de fundação.
Mogi das Cruzes – O município comemora aniversário no dia 1º de setembro com uma programação repleta de atividades entre shows artísticos e demais eventos.Conheça a programação:WWW.mogidascruzes.sp.gov.br
Sua História
Antes da fundação do povoado de Mogi das Cruzes, o bandeirante Braz Cubas, no ano de 1560, havia se embrenhado pelas matas do território mogiano, às margens do Rio Anhembi, hoje Tietê, à procura de ouro. Gaspar Vaz abriu o primeiro caminho de acesso de São Paulo a Mogi, dando início ao povoado, que foi elevado à Vila em 17 de agosto de 1611, com o nome de Vila de Sant’Anna de Mogi Mirim. A oficialização ocorreu em 1º de setembro, dia em que se comemora o aniversário da cidade. Mogi é uma alteração de Boigy que, por sua vez, vem de M’Boigy, o que significa “Rio das Cobras”, denominação que os índios davam a um trecho do Tietê. Quando a Vila foi criada em 1611, devido ao costume de adotar o nome do padroeiro, passou a ser denominada “Sant’Anna de Mogy Mirim”. Na língua indígena, Mirim quer dizer pequeno. Provavelmente, uma referência ao riacho Mogi Mirim. A linguagem popular tratou de acrescentar o termo “cruzes” ao nome oficial da Vila. Era costume dos povoadores sinalizar com cruzes os marcos que indicavam os limites da Vila, de acordo com tese de Dom Duarte Leopoldo e Silva, confirmada pelo historiador e professor Jurandyr Ferraz de Campos.
Itaquaquecetuba
Já a cidade de Itaquaquecetuba, região leste da capital, vai completar 450 anos no próximo dia 08 de Setembro, onde inclui entre suas festividades a 12º Festa do Peão de Boiadeiro e Cavalgada. O evento tem em sua programação, a partir do dia 3 de setembro, shows com Sampa Crew, Leonardo, Lucas e Luan; Banda Revolução do Forró, Daniel, Eduardo Costa, João Bosco e Vinicius e a Praça João Alvares, no centro da cidade será palco das várias atrações. Saiba mais: www.itaquaweb.com.br.
Sua História
Fundada no ano de 1560 pelo Pe. José de Anchieta, Itaquaquecetuba pouco se desenvolveu em seus primeiros 300 anos não ultrapassando a condição de singela aldeia. Este fato, esta falta de um progresso que viesse colocar em destaque seu nome, não lhe traz nenhum demérito. Isto porque o mesmo ocorreu a todas as vilas ou cidades brasileiras já centenárias. Aliás, é bom ser lembrado que mesmo em São Paulo, Estado em que nos mais variados campos sempre se apresentou como líder no País, só se processou, realmente e de forma definitiva com o surgimento da era do café, evento que propiciou inclusive, a abertura de novas estradas ferroviárias, cujo os trilhos, além de transportarem progresso, foram até as divisas de Mato Grosso e adentraram as Minas Gerais. Mas, retrocedendo um pouco no tempo, o pesquisador irá encontrar notas que acusam o primeiro censo levado a efeito na aldeia de Nossa Senhora D’Ajuda, o qual ocorreu no ano de 1765, quando foram registrados cinqüenta e nove fogos (termo equivalente às famílias, segundo alguns, equivalente às habitações, segundo outros). Nesses cinqüenta e nove fogos foram anotadas as presenças de 117 homens e 109 mulheres, não sendo apresentados maiores pormenores quanto a idades, se brancos, negros, índios ou já amestiçados. Passaram-se os anos e, em 28 de fevereiro de 1838 a antiga aldeia é elevada a Freguesia, isto é, passou a ter uma igreja já constituída como paróquia autônoma, e já com o nome definitivo de Itaquaquecetuba. Textos extraídos do livro: VAGNOTTI, Hyppólito C., Relato sobre Itaquaquecetuba, São Paulo, 1981.
Guarulhos
Já a cidade de Guarulhos, que vem com diversas atividades festivas e culturais durante o ano de 2010.
Sua História
O município faz aniversário no dia 8 de dezembro. Fundada com a denominação de Nossa Senhora da Conceição no ano de 1560, um aldeamento dos índios Guarus da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi, pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva. O município teve sua origem como elemento de defesa do povoado de São Paulo e seu crescimento econômico deu-se inicialmente em função da mineração de ouro. As minas foram descobertas em 1590 por Afonso Sardinha, localizada na atual região do Bairro dos Lavras, cujas antigas denominações eram Serra de Jaguamimbaba, Mantiqueira e Lavras-Velhas-do-Geraldo. Entre os séculos XVII e XVIII notamos momentos de grande interesse por Guarulhos haja vista a quantidade de número de ordens estabelecendo as sesmarias (responsáveis pela ocupação e assentamentos na época do Brasil Colônia) expedidas para a região. Os sesmeiros se dedicaram à agricultura e à mineração e, como atividade de apoio, criavam gado vacum e cavalar. Ressaltamos que os engenhos de açúcar que se iniciaram nos anos seiscentistas estenderam-se até o início do século XX, com a produção de álcool e aguardente. A agricultura da região possivelmente sofreu com o clima úmido e frio que acarretou ferrugem ao trigo, mosaico a cana e curuquerê ao algodão. Em 02 de outubro de 1845, chega a Conceição dos Guarulhos, memorando expedido pelo Palácio do Governo, ordenando o cumprimento da circular de 02 de outubro de 1845 que estipulava o contrato de locação dos serviços prestados pelos índios. O trabalho escravo negro (de origem sudanesa, denominados Gegês) foi utilizado em larga escala. Com o advento da paralisação da mineração do ouro, muitos negros acompanharam seus senhores na debanda que marcou a decadência do povoado – fim do ciclo do ouro. Segundo o tombamento das propriedades rurais da Capitania de São Paulo de 1817, registraram-se 183 escravos na Freguesia da Conceição dos Guarulhos, pertencentes a 28 lavradores das seguintes áreas: Bom Jesus, Bom Sucesso, Guavirotuba, Itaverava, Lavras, Pirucaia, São Gonçalo, São Miguel (Pimentas) e Varados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags