O tema geral: Somos cooperadores de Deus. Cooperadores como ministros do Evangelho. Não é de cooperação entre igrejas que vamos tratar, mas sim, especificamente, de cooperação entre pastores, que é o que somos.
Nas Sagradas Escrituras encontramos os fundamentos dessa cooperação.
Vamos pois ao Novo Testamento inspirar-nos, beber o ensino e os exemplos da cooperação entre Obreiros.
Há, no original, duas palavras que se traduzem por cooperação:
KOINOUNIA (de Koinós, comum). Esta palavra expressa aquilo que é comum a duas ou mais pessoas. Koinounia é, portanto, comunhão, intimidade. Significa compartilhar, participar numa tarefa comum.
SUNERGUÉOU (de Érgon, trabalho) Significa “trabalhar lado a lado” (como camaradas de trabalho).
Verificamos assim que, enquanto Koinounia põe em evidência a solidariedade, o companheirismo, a união espiritual entre pessoas que trabalham, Sunerguéou realça e acentua o trabalho feito em colaboração. Por isso dividimos este trabalho em duas partes: 1ª Relação e 2ª Actuação.


1. Relação

Relação ou relacionamento. Por aqui se começa. Pela essência da cooperação. De facto, esta assenta numa relação espiritual entre pessoas.
Se essa relação for harmoniosa, sê-lo-á também a cooperação. Se o relacionamento entre as pessoas for deficiente, a cooperação deficiente será.
Relação espiritual entre companheiros de trabalho.Koinounós traduz-se sempre por companheiro de trabalho.Lucas 5:10I Coríntios 10:18Filemon 17
Relação entre pessoas unidas por um elemento comum: Cristo e a Sua Obra. (Factor de unidade).
I Coríntios 1:9... chamados para a comunhão de Seu Filho...
I Coríntios 10:16... cálice de bênção... não é a comunhão... O pão que partimos, não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo?
Filipenses 2:1... comunhão no Espírito...
I João 1:3/7... a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho, Jesus Cristo. ...comunhão com ele... comunhão uns com os outros...
Da nossa comunhão com Cristo, depende a nossa comunhão como irmãos e colegas.
Filipenses 3:10... comunicação das suas aflições...
I Pedro 4:13... participantes das aflições de Cristo. Somos companheiros de luta (prisões, perseguição...). Aqui vem a propósito a palavra Sunstratiôtes, camarada de armas. (Destratiá, exército, hoste). Palavra usada em Filipenses 2:25... companheiro nos combates... e em Filemon 2... Arquipo, nosso camarada...
Mas Koinounia é uma posição de solidariedade activa que encontra expressão no sustento material dos ObreirosFilipenses 1:5Filipenses 4:15Gálatas 6:6Romanos 15:27, no auxílio material aos irmãos necessitados (em aflição, em crise) – Romanos 12:13Romanos 15:26 (Colecta =KoinouniaHebreus 13:16II Coríntios 8:4II Coríntios 9:13, mas se manifesta também por atitudes de compreensão, entendimento, receptividade, boa-vontade:
Em Actos 9:26/27, Barnabé dá a mão a Paulo, facilitando a sua integração na Igreja e no seio dos obreiros.
Dar a mão aos novos (Pastores, missionários, seminaristas...)
Em Gálatas 2:9, Tiago, Pedro e João “deram as dextras” a Paulo e a Barnabé, em comunhão, combinando irem uns trabalhar com os judeus e outros com os gentios. (Repartição de tarefas, divisão de campos e atribuições) Combinar o trabalho. E, mais tarde, o mesmo Barnabé se lembra de Paulo e vai buscá-lo para colaborar com ele em Antioquia Actos 11:25.
Interesse uns pelos outros, procurando-se uns aos outros para a cooperação.
A cooperação, como foi visto, depende essencialmente das relações humanas entre colegas, tendo Cristo e a Sua Obra como vínculo de união. Trata-se dum relacionamento activo, como já constatámos, e iremos ainda desenvolver no segundo ponto.


2. Actuação

Somos cooperadores:
Não somente Koinounós – companheiros unidos por uma íntima comunhão fraternal.
Nem somente Sunstratiôtes camaradas de luta, lado a lado no combate, soldados do mesmo exército, obedecendo ao mesmo Comandante.
Mas também Sunergós – colegas de ofício, trabalhando juntos.

2.1 O apóstolo Paulo fala dos seus cooperadores: Priscila e Áquila Romanos 16:3, Urbano Romanos 16:9, TimóteoRomanos 16:21 e I Tessalonicenses 3:2, Tito II Coríntios 8:23,Epafrodito e outros Filipenses 2:25 e Filipenses 4:3Filemone outros Filemon 1/24.
E em termos de amizade, consideração, respeito:Filipenses 2:9/30Colossenses 4:7/17I Coríntios 16:9/12. Cartas às igrejas. Como falamos nós às nossas igrejas, dos nossos cooperadores? Em que termos?

2.2 A mesma palavra é usada no texto temático do nosso retiro: Somos cooperadores de Deus. I Coríntios 3:4/9
“A Bíblia na linguagem de hoje” e “Good News for modernman” traduzem: Nós somos companheiros que trabalhamos juntos para Deus.
Nós – Paulo e Apolo, naquele caso.
Nós – Pastores hoje: cooperadores no serviço de Deus...vós (igreja) sois “lavoura de Deus”, isto é, “terreno onde Deus faz o seu trabalho”. “A Bíblia na linguagem de hoje”.

2.3 Só quem auxilia na obra – Sunerguéou, e trabalha (kapiáou, trabalha esforçadamente) merece acatamento e tem direito a ser ouvido I Coríntios 16:16
Quem não trabalha, quem não coopera, não tem autoridade para se pronunciar, nem para emitir sentenças !

2.4 Outros aspectos da actuação cooperante:

2.4.1 Companhia:
2.4.1.1 Jesus enviou os seus discípulos dois a dois: Lucas 10:1Eclesiastes 4:9/12
2.4.1.2 Os missionários (dois ou três) Actos 13:1/5. Não ao isolacionismo!

2.4.2 Oração:
2.4.2.1 Jesus pediu a colaboração de três dos seus discípulos quando foi orar no Getsémani. Mateus 26:37/39.
2.4.2.2 Pedro e João iam juntos ao Templo a orar Actos 3:1.
2.4.2.3 Paulo orou de joelhos, com os pastores de ÉfesoActos 20:36. Oremos juntos!

2.4.3 Nivelamento:
2.4.3.1 Já entre os discípulos se manifestou a tentação de alcançar posições privilegiadas Mateus 18:1Marcos 10:35/45 mas Jesus, em resposta, tomou um menino por exemplo e deu, ele próprio, o exemplo, ao lavar-lhes os pésJoão 13:15.
2.4.3.2 Pedro coloca-se no mesmo pé de igualdade, com os restantes presbíteros - ... eu, que sou, também, presbítero como eles, ... I Pedro 5:1.
2.4.3.3 Paulo reivindica a igualdade de direitos em relação aos demais apóstolos, quando a sua posição foi posta em causa por alguns. II Coríntios 11:5 Não a qualquer modalidade de hierarquia, supremacia ou tratamento discriminatório!

2.4.4 Liberdade e Lealdade
2.4.4.1 Paulo enfrentou Pedro cara a cara, e censurou o seu procedimento Gálatas 2:11
2.4.4.2 Barnabé e Paulo separaram-se na segunda viagem missionária, por divergências quanto a João MarcosActos 15:35/39 Liberdade para discordar, mas uso de franqueza e frontal lealdade, nos casos de divergência e até de separação!


3. Conclusão

3.1 Temos um Senhor comum e um Trabalho comum. Estamos assim identificados uns com os outros, como cooperadores, num relacionamento especial, íntimo, de companheirismo fraternal, como camaradas de luta e de trabalho.
3.2 Da qualidade desse relacionamento depende toda a cooperação entre obreiros, na prática.
3.3 Cooperar é combinar o trabalho de forma a não haver colisões, no respeito do campo de cada qual. Cooperar é interessarmo-nos uns pelos outros, procurando-nos, buscando a cooperação e especialmente para com os novos colegas, de modo a que se sintam integrados no âmbito dos seus conservos.
3.4 Cooperar é trabalhar de facto, lado a lado com os colegas, e não só emitir juízos sobre o trabalho dos outros. Cooperar é fazer companhia, andando juntos, trabalhando juntos e orando juntos.
3.5 Cooperar é respeitar os nossos colegas, perante as igrejas que servimos. É ser capaz de admitir divergências e discutir os problemas frente a frente. Mas sem pretensões de supremacia, sempre num plano de perfeita igualdade.