“ Uma Igreja consciente de sua missão! ”

21.8.10



Texto: Filipenses: 2: 5 a 11



• Amados estamos nos aproximando de mais um natalício desta Igreja Presbiteriana Independente de Goioerê - PR, a menos de 2 meses vamos completar 45 anos de existência eclesiástica. Podemos afirmar que não somos uma igreja nova, no início de sua caminhada. Mas sim uma igreja que deve caminhar com certa maturidade. Afinal uma pessoa de 45 anos é alguém que já tem uma certa experiência de vida.

• O que tem achado lugar nos meus pensamentos e deve ser assunto que deve pairar o vosso pensamento é: “Somos uma igreja consciente de nossa missão?”

• Quero aqui com a igreja mostrar 03 características de uma igreja consciente, que sabe pra onde ela vai, que não se desvia nem para a direita e nem para a esquerda, que não faz conchavos e alianças para obter benefícios que fogem dos valores do reino de Deus.

1 – Uma igreja consciente é obediente a Deus! (Ter o mesmo sentimento que ouve em Cristo Jesus! – Obediente!) No dicionário da língua portuguesa obediência é descrita assim: (Obediência – Ato ou efeito de obedecer, hábito de, ou disposição para obedecer. Submissão à vontade de..., sujeição, dependência. ) Amados, como igreja precisamos ser obedientes a missão que nos está proposta. Cada um de nós foi chamado para servir a Deus e aos homens para Sua glória. O sentimento de obediência deve ser uma característica clara em nossa caminhada como igreja. Em nosso ministério a obediência deve produzir a alegria em poder fazer parte do projeto de Deus. Ser obediente é ser : submisso, dócil, humilde. É inadimisível que se fomos salvos para o Senhor. Vivamos uma vida apática e sem propósito. Devemos obedecer por amor. Devemos obedecer por adoração. - obedecer, obedecer, simplesmente obedecer

2 – Uma igreja consciente é amante e praticante da verdade! O que é a verdade para nós? A palavra de Deus, esta sim é a verdade que a igreja deve amar e praticar, lá temos o direcionamento para uma caminhada sadia. Fico preocupado com valores dela que tem sido deturpado para atingir benefícios pessoais. Devemos pela fé tomar posse da verdade que quando Cristo foi levantado na Cruz atraiu a todos. Morremos e ressuscitamos com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais com Ele, para andarmos em novidade de vida. É isto que devemos cantar como igreja do Senhor, e não estas heresias que não passam pela cruz. A cruz sumiu de nossas igrejas, de nossas músicas! Amados Cruz não é sinal de religião ou de uma igreja somente (católica), pelo contrário Cruz é sinal de vitória, sinal de esperança, sinal de cura, sinal de reconciliação, sinal de perdão, sinal de vida eterna sinal de salvação. Como igreja de Cristo eu até acho que devíamos ter uma grande cruz aqui dentro do templo, pois todas as vezes que olharmos para a cruz, traremos a nossa memória a trajetória de nossa redenção! Como igreja precisamos focalizar a cruz em nossos ministérios. Amados falo com muita propriedade. Somente através do sacrifício vivo de Cristo na cruz vamos obter vitória em nossa caminhada. Pois Cristo nela venceu a morte ressuscitando. Somente na cruz teremos perdão, pelo sacrifício vivo de Cristo, somente na cruz temos esperança, pois estou certo que o choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã! Gosto muito daquele hino. A Cruz te chama! Desde o nascimento de Jesus. A cruz já estava no seu caminho. Voltemos para a Cruz de Cristo e sejamos praticantes da verdade! A igreja foi enviada para proclamar as virtudes da Cruz, a todas as nações. Isto não é responsabilidade apenas de alguns, mas de todos aqueles que um dia confessaram Cristo como Senhor. A igreja através de seus ministérios proclama que Cristo Salva! Isto é uma verdade que não pode ser esquecida, é missão da igreja anunciar o Senhor Jesus! A igreja deve sair das 4 paredes com voz profética, voz que traz paz, denuncia injustiça, anuncia a boa nova, prega o perdão e salvação em Cristo Jesus.

3 – Uma igreja consciente tem prazer na unidade do corpo! A comunhão, como isto é essencial para a nossa vivência e nosso testemunho. A igreja primitiva tinha um modo de viver em comunhão inacreditável, vivemos em dias, que por causa deste sistema capitalista que escraviza, coroe, mata, onde as pessoas são aceitas se forem parecidas com o modo de vida que temos se tiverem o mesmo conhecimento, ou melhor, se possuírem uma boa renda. Na igreja primitiva, não era assim, a comunhão era algo que fruía, por causa da presença gloriosa de Cristo através de Seu Santo Espírito. Igreja de Cristo que compreende a comunhão é sensível à necessidade do outro, ela olha com compaixão os erros, ela ama sem pedir nada em troca. Nosso ministério quando compreende e vive essa comunhão, os valores são mudados, não importa mais os meus gostos, não é minha vontade, mas fazemos tudo com alegria para Deus. O honramos com nossas atitudes, a alegria que nos invade de estarmos juntos resulta no culto a Deus. Se crermos que, quando estamos reunidos Ele se faz presente, aprendemos a compartilhar uns com os outros as nossas experiências e frustrações. Daí a importância de sempre estarmos juntos. Como igreja de Cristo precisamos voltar para a Cruz a matarmos tudo aquilo que impede a comunhão da igreja. Meus irmãos se vocês forem exortar alguém, exortem em amor e fundamentado na palavra. E se você for exortado, não fique desanimado, mas receba isto com amor. Paremos com as picuinhas no meio da igreja, pois isto são doenças que impedem o corpo de caminhar. Igreja de Cristo é corpo sadio e não corpo doente. Gosto muito de uma frase do grande teólogo Reformador: “Ninguém pode ter Deus como Pai, se não tiver a igreja como mãe”. Amados cuidado, pois com os que não tem fidelidade para com a igreja, estes não possuem raiz, abandonam o corpo no momento em que as dificuldades surgem, ou melhor quando contrariados. Foi aqui que Deus te escolheu e chamou, então pergunto você. Como você vive a comunhão do corpo de Cristo? Queridos isto é adoração.

Concluindo: Como igreja sejamos obedientes ao Senhor. Voltemos para a Cruz e onde pela fé nela temos: vida, esperança, alegria, cura, refrigério, poder e fidelidade na comunhão! E larguemos a apatia e sejamos uma igreja vibrante, anunciando a grande mensagem da Cruz! Cristo Vive! Cristo Volta! A minha oração é que o Espírito Santo de Deus testifique e frutifique estas palavras em nossos corações, para a glória do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém!

Soli Deo glória!

*Paulo Roberton Balbino - Igreja Presbiteriana Independente de Goioerê - PR




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags