PALAVRAS - Fabiana Santos

11.8.10

PALAVRAS, BENDITAS PALAVRAS.

QUEM, EM PLENO GOZO DE SEUS SENTIDOS, CONSEGUE MANTER-SE EM SILÊNCIO POR POUCO TEMPO QUE SEJA.

SIM, É PRECISO DIZER ALGUMA COISA, AFINAL, TEMOS QUE NOS MANIFESTAR DE ALGUMA FORMA NÃO É?

CONCORDANDO OU DISCORDANDO, OPINANDO, DISCORRENDO, ELOGIANDO, LAMENTANDO E MURMURANDO. PALAVRAS SÃO LANÇADAS AO VENTO A TODA HORA.

PALAVRAS QUE CONSTROEM E, PALAVRAS QUE DESTROEM, PALAVRAS QUE APROXIMAM E PALAVRAS QUE AFASTAM; PALAVRAS QUE INCENTIVAM E PALAVRAS QUE DESANIMAM; PALAVRAS QUE JAMAIS VOLTAM À SUA NASCENTE.

NÃO ELAS NÃO VOLTAM, POR ISSO DEVERÍAMOS TOMAR CUIDADO AO FALAR.

MAS, QUEM PRESTA ATENÇÃO NISSO? CONFESSO QUE EU NÃO ATENTAVA PARA ISSO ATÉ UM DIA DESSES, QUANDO RESOLVI PARAR PARA PENSAR ANTES DE DIZER ALGUMAS COISAS, MAS, TIVE QUE APANHAR MUITO PARA TOMAR ESSA INICIATIVA.

SEI QUE ÀS VEZES NÃO CONSIGO ME CONTROLAR E, SIMPLESMENTE, DIGO, ESCAPA, SABE COMO É, MAS, QUEM ME CONHECE BEM SABE QUE MINHA SINCERIDADE TRANSPARECE EM MEU ROSTO E SE REFLETE EM MINHAS ATITUDES.

PORÉM, MUITAS VEZES, DIZEMOS COISAS QUE NÃO GOSTARÍAMOS DE OUVIR E, JÁ DIZIAM OS MAIS VELHOS: “QUEM TEM TELHADO DE VIDRO, NÃO JOGUE PEDRAS NO TELHADO DOS OUTROS”.

ENTRETANTO, NUM PRIMEIRO INSTANTE, NINGUÉM SE IMPORTA COM OS VIDROS DE SEU TELHADO. SE O MOMENTO REQUER AS PEDRADAS EM FORMA DE PALAVRAS, NÓS APENAS LANÇAMOS E PRONTO, SÓ VAMOS NOS LEMBRAR DELAS QUANDO NOSSA VIDRAÇA ESTIVER SENDO ATINGIDA. ISSO QUANDO LEMBRAMOS.

GERALMENTE, NÃO NOS LEMBRAMOS DO QUE FALAMOS, POIS, PALAVRAS QUE VÃO, NÃO VOLTAM, COMO JÁ DITO, MAS, QUEM OUVE, AS TEM GRAVADAS NUM ARQUIVO INFALÍVEL: O CORAÇÃO.

SE DEUS CONTROLASSE NOSSAS PALAVRAS TENHA CERTEZA, ELAS NÃO MATARIAM NINGUÉM, AO CONTRÁRIO, TRARIAM VIDA; NÃO MACHUCARIAM, MAS, CURARIAM FERIDAS; NÃO DESTRUIRIAM, MAS, EDIFICARIAM; NÃO AFASTARIAM NINGUÉM, MAS, TRARIAM PRA MAIS PERTO.

MAS, NÃO! ELE NÃO PODE INTERVIR EM NOSSO LIVRE ARBÍTRIO. NÓS FAZEMOS, NÓS VAMOS, NÓS DIRIGIMOS A NOSSA VIDA E NÓS FALAMOS... FALAMOS... E FALAMOS...

DIANTE DE UMA SITUAÇÃO TRISTE, QUEREMOS CONFORTAR E CONSOLAR COM PALAVRAS, MESMO SABENDO QUE ESTAS NÃO SERVIRÃO PARA NADA. NÃO VÃO ATENUAR O SOFRIMENTO, MAS, NÓS FALAMOS...

ESTAMOS FELIZES E QUEREMOS DEMONSTRAR ISSO A TODOS E, POR ISSO, FALAMOS...

ELOGIOS, NÓS SABEMOS FAZER ISSO MUITO BEM E, COMO SABEMOS E, ENTÃO, FALAMOS...

ATÉ ENTÃO. TUDO BEM! ESTAMOS INDO BEM, POIS, ESTAMOS NOS UTILIZANDO BEM NOSSAS PALAVRAS. QUEM AS OUVE, CERTAMENTE, ESTARÁ SATISFEITO POR PERCEBER QUE TEM AO SEU LADO UMA PESSOA COM QUEM PODE CONTAR.

MAS, QUANDO TEMOS QUE FICAR EM SILÊNCIO! AH, QUE TAREFA DIFÍCIL!

QUEM CONSEGUE SE CONTER DIANTE DE PROVOCAÇÕES?

QUEM CONSEGUE NÃO MURMURAR QUANDO ESTÁ TUDO DANDO ERRADO?

QUEM CONSEGUE SE CALAR QUANDO RECEBE NOTÍCIAS DESAGRADÁVEIS, QUANDO É MAGOADO, MACHUCADO, DISCRIMINADO, DESPREZADO, INCOMPREENDIDO OU DECEPCIONADO?

NÃO, NÃO CONSEGUIMOS. A RESPOSTA PARA ISSO, ACABA DE VIR À MINHA MENTE: SOMOS HUMANOS, PORTANTO, IMPERFEITOS, LOGO, TEMOS DE NOS MANIFESTAR, ELABORANDO NOSSA DEFESA, NOSSO CONTRA ATAQUE, ENFIM, O TROCO.

O SÁBIO REI SALOMÃO, AO ESCREVER SEU LIVRO “ECLESIASTES” CERTO DIA DECIDIU COMENTAR AS FASES DE NOSSA VIDA COM BASE NO TEMPO, AFIRMANDO HAVER UM MOMENTO DETERMINADO PARA TODAS AS COISAS DEBAIXO DO SOL E, ENTRE TAIS FASES MENCIONOU QUE A TEMPO DE CALAR-SE!

MISSÃO DIFÍCIL NÃO É MESMO? DIRIA QUE QUASE IMPOSSÍVEL!

ESTOU APRENDENDO QUE PALAVRAS, MUITAS VEZES, MACHUCAM MAIS QUE ATITUDES, PODENDO CAUSAR FERIDAS NO CORAÇÃO DE PESSOAS QUE NÃO QUEREMOS MAGOAR.

ACREDITE! ESTAMOS CHATEADOS, MAS, NÃO QUEREMOS MAGOAR. NÃO PRETENDEMOS PAGAR O MAL COM O MAL, PORÉM, NOSSA IMPULSIVIDADE NÃO NOS DEIXA PENSAR ASSIM.

SOMOS MOVIDOS POR NOSSOS IMPULSOS, ESSA É A VERDADE. AH! SE CONTÁSSEMOS ATÉ TRÊS EM CERTAS OCASIÕES. EVITARÍAMOS TANTAS COISAS, COISAS DAS QUAIS SEMPRE NOS ARREPENDEMOS DEPOIS.

QUERIDOS, HÁ TEMPOS EM QUE SE CALAR É A MELHOR PROVIDÊNCIA A SER TOMADA. CONTROLE-SE! AH TEMPOS QUE DEVEMOS PREFERIR O SILÊNCIO. O SILÊNCIO CURA, E, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, O SILÊNCIO TAMBÉM FALA E, ÀS VEZES, GRITA!

O SILÊNCIO REVELA A INDIFERENÇA, DIZ QUE PREFERIMOS IGNORAR A SITUAÇÃO, A NOS MANIFESTAR.

O SILÊNCIO NÃO MACHUCA, NÃO MAGOA E SURPREENDE.

PREFERIR O SILÊNCIO É PREFERIR CHORAR SOZINHO. MAS, SE ALGUÉM TIVER QUE CHORAR, QUE ESSE ALGUÉM SEJA EU, AFINAL, SÃO BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM.

NÃO! NÃO QUERO QUE ME INTERPRETE MAL. EXISTEM PESSOAS COM QUEM PODEMOS CONTAR. SÃO NOSSOS AMIGOS! NELES SIM, PODEMOS CONFIAR NOSSA DOR, NOSSA QUEDA, NOSSO INCONFORMISMO, NOSSO DESALENTO, ENFIM, NOS REFUGIARMOS NO CONFORTO TRAZIDO POR SEUS CONSELHOS.

QUANDO DIGO SILENCIAR, DIGO NO SENTIDO DE NÃO REVIDAR, NÃO TENTAR SE JUSTIFICAR, NÃO RECOMPENSAR O MAL FEITO CONTRA NÓS, DA MANEIRA QUE QUEREMOS.

QUEM SILENCIA RENUNCIA SUA OPORTUNIDADE DE CONTAR A SUA VERSÃO, DE TECER SEUS COMENTÁRIOS, DE DEFENDER-SE E ESSA RENÚNCIA NOS IMPÕE LIMITES.

LIMITAR-SE A FICAR CALADO É NÃO AGIR COM SUAS PRÓPRIAS FORÇAS, NÃO TENTAR SE JUSTIFICAR INUTILMENTE.

SAIBA QUE QUEM TE AMA, TE AMA COMO VOCÊ É, QUEM CONFIA EM VOCÊ, NÃO PERDERÁ ESSA CONFIANÇA MESMO DIANTE DE UM MAR DE ACUSAÇÕES INFUNDADAS.

LEMBRE-SE DE QUE SOMOS JUSTIFICADOS POR DEUS E ELE TRARÁ O SOL DA JUSTIÇA NO SEU TEMPO, CLAREANDO ATÉ A MAIS ESCONDIDA CAVERNA.

ACABO DE ME LEMBRAR DE MAIS UM DITO POPULAR: “A BOCA FALA, DAQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO”.

POR ISSO, EU DESEJO QUE O SEU CORAÇÃO ESTEJA SEMPRE REPLETO DE BONS SENTIMENTOS, O QUE RESULTARÁ EM PALAVRAS BOAS, INDEPENDENTE DE QUALQUER SITUAÇÃO.

NUNCA SE ESQUEÇA DE CONFIAR A DEUS AS SUAS CAUSAS E, QUANDO NÃO HOUVER NINGUÉM A SEU REDOR CAPAZ DE LHE OFERTAR PALAVRAS DE CONSOLO, MEDITE NA PALAVRA DE DEUS, POIS, ELE TEM AS PALAVRAS NECESSÁRIAS À SUA CURA.



FABIANA APARECIDA SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags