O Resgate da Memória dos Moradores de Itaquaquecetuba através das fotografi

31.8.10










O Resgate da Memória dos Moradores de Itaquaquecetuba através das fotografia

Estudar ou pesquisar fotografias antigas é resgatar momentos, pessoas e espaços, fazer história através da memória e de imagens dispersas pelo tempo, numa cidade onde o valor do individuo foi sendo reduzida culturalmente, é necessário a persistência de pesquisadores envolvidos no processo cultural, para trazer a cidade de Itaquaquecetuba o ânimo dos moradores esquecidos...
As lembranças, através desse resgate iconográfico (fotografias) traz as imagens que registram situações cotidianas, que de alguma maneira viriam traduzir aspectos desse universo: os laços familiares, os momentos de lazer, os hábitos religiosos, as tradições culinárias, determinadas situações de trabalho, aspectos da moradia e do comércio.
A fotografia torna-se importante no estudo da cidade de Itaquaquecetuba para conhecermos as mudanças arquitetônicas e resgatar as lembranças, através dessa, comparar e checar as conclusões, tudo retirados das lembranças, ou melhor, da memória dos moradores que faziam ou fazem parte dessa história. A memória vai ser o elo entre as fotos e a realidade escondida nelas.
Um exemplo de resgate fotográfico é analisarmos uma foto antiga da Praça João Álvares vamos perceber através dos moradores, em primeiro momento, o espaço urbano, as casas de moradores que se tornaram atualmente o comercio da cidade, a própria praça urbanizada e outros espaços que foram sendo preenchidos pelo progresso. Esses espaços representam para os moradores toda uma historia esquecida, ficando guardado somente em sua memória.
A relação fotografia e memória / lembrança contribuem para um estudo sério de resgate cultural iconográfico das famílias tradicionais e da própria história da cidade de Itaquaquecetuba. É necessário pensarmos neste resgate da memória para que fique tudo documentado para o futuro dos jovens da cidade saberem que pessoas e espaços urbanos foram importantes na história de Itaquaquecetuba.
O trabalho iconográfico é o registro que alcança uma memória pessoal que, como se buscará mostrar, é também uma memória social, familiar e grupal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags