A Lei do Antagonismo Cláudio Conceição

6.8.10

"Ao vencedor... " (Apocalipse 2:7).


É impossível haver vida sem conflitos, tanto na natureza quanto no âmbito da graça. A base da vida física, mental, moral e espiritual é o antagonismo. Vivemos em paz, e esta busca pela se dá fazendo guerra contra tudo aquilo vem pra roubar, matar e destruir. Essa é a realidade notória da vida.

A saúde é o equilíbrio entre vida física e natureza exterior, e só se mantém quando há vitalidade interior suficiente para resistir às agressões externas. Tudo o que existe ao redor da minha vida física destina-se a levar-me à morte. As mesmas coisas que me sustentam quando estou vivo, desintegram-me quando estou morto. Se eu possuir suficiente força combativa, alcanço o equilíbrio da saúde. O mesmo é verdade quanto à vida mental; se desejo manter uma vida mental vigorosa, tenho que lutar; e dessa maneira se produz o equilíbrio mental, que chamamos de pensamento.

Moralmente, dá-se o mesmo. Tudo que não participa da natureza da virtude é inimigo da virtude em mim, e o vencer e produzir virtude depende do meu calibre moral. Tão logo me entrego à luta, rejeitando todo o tipo de proposta que visa me corromper, e sutilmente visando enfraquecer minhas convicções. Muitas vezes ganho perdendo; oportunidades que todo mundo daria um braço, ou até mesmo vendendo o próprio corpo; ou oferecendo a alma ao diabo. Todavia eu prefiro deixar passar a “oportunidade”, e aos olhos de todos, eu perdi – e ainda tenho de ouvi-los dizer: “você é muito radical”. Mas não verdade eu não perdi, ganhei, preservei aquilo que não posso perder. Então, torno-me moral naquele particular. Nenhum homem é virtuoso por compulsão; a virtude é adquirida através de batalhas.

E espiritualmente é a mesma coisa. Jesus disse: "No mundo tereis aflições", ou seja, Jesus esta falando claramente, que no mundo, ou seja, viver é um processo de superação diário. Mas não desanime, não retroceda; avance, de mais um passo supere-se. Mas, sobretudo, "tenha bom ânimo, eu venci o mundo". Você pode vencer também na força daquele que caminha ao nosso lado, conhece os atalhos e nos guia por um caminho de milagre e superação.

Tenho que aprender a superar, as vezes contornar, desviar das coisas que vêm contra mim e dessa maneira produzir o equilíbrio da santidade; então, enfrentar a oposição torna-se uma alegria. A santidade é o equilíbrio entre a minha disposição e a lei de Deus manifesta na vida de Seu filho Jesus Cristo.

Um Bom dia com Jesus.

Cláudio Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags