CURIOSIDADES - Qual é a prova que demostraram para que o diamante fosse considerado a pedra preciosa mais dura do planeta?

28.8.10

Diamante: cristal de átomos de Carbono. É a substância mais dura da natureza, embora tenha pouca tenacidade, ou seja, o diamante tem capacidade de riscar qualquer outra substância, devido a sua dureza, porém, sob pressão ou impacto, se quebra com facilidade, dada a baixa tenacidade.


O nome vem do grego adhamas, que significa indestrutível. Por isso o adjetivo 'adamantino' também é aceito para referenciar o diamante (o termo mais usado é 'diamantino').

Devido à disposição dos átomos do carbono em sua constituição, todo diamante no estado bruto (não lapidado) tem formato de octaedro.
Cada cristal de diamante é constituído de apenas uma molécula, ou seja, o número de átomos de carbono é o seu número de massa é o número n de carbonos que compõem cada molécula.

O Brasil é um dos grande produtores de diamantes, mas perde, atualmente, para a produção das minas nos países do sul do Continente Africano.

A Bahia possui uma região rica em diamantes, a Chapada Diamantina (que recebeu o nome por causa da abundância do

...Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes. Também pode significar a resistência que um corpo faz à penetração de outro, independente de deformações permanentes.

Para a medição da dureza, utiliza-se o chamado ensaio de penetração. A dureza pode ser expressa em diversas unidades, sendo comum usar: Brinell, Rockwell ou Vickers. Também há a popular escala de Mohs, que é uma tabela na qual figuram alguns minerais em escala, de 0 a 10, indicando durezas relativas.

Dureza Mineral

1 Talco
2 Gipsita
3 Calcita
4 Fluorita
5 Apatita
6 Feldspato
7 quartzo
8 Topazio
9 Corindon
10 Diamante

A Escala de Mohs quantifica a dureza dos materiais, isto é, a resistência que um determinado material oferece ao risco, ou seja, a retirada de partículas da sua superfície. O diamante risca o vidro, portanto, este é mais duro que o vidro. Esta escala foi criada pelo austríaco Friedrich Mohs com 10 materiais de diferentes durezas existentes na crosta terrestre. Atribuiu valores de 1 a 10. O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro que é o talco, e o valor 10 dado ao diamante que é a substância mais dura existente na natureza. Esta escala não corresponde à dureza aboluta de um material, por exemplo, o diamante tem dureza absoluta 1500 vezes superior ao talco.

A escala de dureza Mohs é usada em mineralogia, no entanto, existem outras escalas de dureza utilizadas em ciência dos materiais.

ESPERO QUE CHE PARA ESCLARECER AS TUAS DUVIDAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags