Com 12%, umidade relativa do ar atinge o menor nível do ano em SP

27.8.10

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Tempo seco eleva poluição em São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC

Segundo a última atualização da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar em São Paulo atingiu os 12% --menor índice do ano. Entretanto, o órgão utiliza como valor oficial os obtidos pela estação convencional, que marcava umidade em torno dos 20% por volta das 15h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, caso a umidade alcance níveis inferiores aos 12%, serão tomadas algumas medidas preventivas como “a interrupção de atividades ao ar livre e a suspensão de atividades em locais com aglomeração de pessoas, como escolas, creches, shows etc".

Às 12h, quando o índice alcançou os 14%, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo voltou a decretar estado de alerta. Das 6h às 12h de hoje, a umidade relativa do ar na capital paulista passou de 51% para 14%. Somente das 11h às 12h, a umidade caiu quase pela metade (de 25% para 14%).

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência. Com o tempo seco, a poluição aumenta favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

A umidade relativa do ar está com índices abaixo de 30% em pelos menos 10 Estados do país. Segundo o Inmet, a região Centro-Oeste é a mais afetada pela falta de umidade. Além de São Paulo, cidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Piauí e Distrito Federal registram índices inferiores a 30%.

Qualidade do ar

Com o tempo seco também piora a qualidade do ar. Por volta das 12h, em nenhum dos 20 pontos de medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a qualidade do ar era boa. Em 11 estações a situação era regular, em seis era inadequada e em três os dados não foram computados.

Entre os 19 pontos de medição situados fora da região metropolitana (interior e litoral), somente na localizada no centro de Cubatão, no interior, a qualidade do ar era boa. Em 17, a qualidade era regular e em uma era inadequada (Cubatão Industrial - Vila Parisi e Vale do Mogi).

Sugestão

Em comunicado divulgado ontem, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pedem que a população restrinja, de forma voluntária, o uso de veículos automotores particulares até que a qualidade do ar “volte aos níveis aceitáveis”.

A solicitação para restringir a circulação de automóveis é, segundo o governo estadual, uma medida de caráter preventivo.

Outras recomendações

A recomendação da OMS para dias como estes é beber muita água, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia orienta o uso de compressa de água gelada sobre o rosto, caso os olhos fiquem irritados. Antes de usar colírios, é preciso consultar um médico, sobretudo para quem usa lentes de contato ou possui alguma doença nos olhos. A entidade também recomenda piscar várias vezes e evitar coçar os olhos.
A pele também merece atenção especial neste período. A Secretaria Estadual de Saúde recomenda evitar banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível creme hidratante.
“São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença neste período de tempo seco, ajudando a manter a saúde e a qualidade de vida”, diz Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags