VENCENDO A TRIBULAÇÃO- Pastor Daniel Casimiro.

31.5.10

VENCENDO A TRIBULAÇÃO



É hora de enfrentar o problema. Na Bíblia, encontramos vários conselhos úteis que farão do cristão um vitorioso.



Creia em Deus



Sem fé, não se chega a lugar algum:

Hb.11:6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”





Ainda que o quadro diante de você seja totalmente negativo; ainda que não pareça haver solução para o problema; ainda que não veja uma porta de saída, creia em Deus:

Sl.91:2: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”



Is.12:2: “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.”



_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_





TENHA PACIÊNCIA



A paciência nos ensina a suportar a dor e a adversidade. E é justamente por meio da aflição que desenvolvemos essa virtude:

Rm.5:3: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência.”



Rm.12:12: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.”



_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_





NÃO SE ISOLE



A provação pode nos arrastar a depressão, fazendo com que nos fechemos em nós mesmos. A Bíblia não recomenda o isolamento, mas aconselha buscarmos ajuda:

Ec.4:9,10:“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.”





O cristão faz parte de um corpo, que é a Igreja:

1ºCo.12:12: “Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo.”





Quando uma parte do corpo está debilitada, todo o organismo sofre. O dedo inflamado provoca dores e febre. Assim, quando um membro do corpo de Cristo sofre, todos sofrem:

1ºCo.12:26: “Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.”



_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_





NÃO TRANSFIRA RESPONSABILIDADES



O ser humano falha em não admitir os próprios erros. Seja por birra, soberba, ou por não querer demonstrar fraqueza, ele procura transferir a culpa para alguém. Foi assim desde o princípio:

Gn.3:11,12: “Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.”





Porém, o cristão deve reconhecer as suas falhas, a exemplo de Davi, que, diante da revelação de seu pecado, exclamou:

“Pequei contra o Senhor” (2ºSm.12:13)

Só assim alcançaremos misericórdia.



_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_





mude o foco



Um grande segredo para vencer a tribulação é não dedicar toda atenção ao problema. Se o foco de vida estiver totalmente voltado para o transtorno, três coisas irão acontecer:

Primeira: A dor aumentará. Um machucado não incomoda tanto quando a pessoa se ocupa com o trabalho ou com outra atividade benéfica.



Segunda: A pessoa corre o risco de cair na autocomiseração. Com pena de si mesmo, não há quem consiga resistir no dia mal.



Terceira: A vida será neutralizada pelo problema. Com todas as energias canalizadas para ele, corre-se o risco de permanecer estagnado.





Não se deve ignorar o problema. Entretanto, é imprescindível manter o foco naquilo que for mais importante e produtivo:

Fp.3:14: “Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”



Sl.34:5:“Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.”





Deus nos abençoe!



© Todos os direitos reservados ao Pastor Daniel Casimiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags