Medo! Quantas vezes essa palavra aparece em nossas vidas?

20.11.09

Que palavra é essa que assusta tanto? Quatro letras que me deixam arrepiado, sem ação, mudo, cego, paralítico, deficiente de tudo quase tetraplégico. Algumas palavras são simplesmente assustadoras. Assalto, estupro. Homicídio, câncer, morte, guerra, inferno. Todas se resumem em uma só: MEDO. Em nossas vidas, enfrentamos estas palavras e as realidades que representam, mas como devemos reagir? Cristãos, pessoas que sinceramente confiam no Senhor, devem sentir medo?
“Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece”. Jó 3:35
Jó passou por isso. Ele deixou bem claro o que ele teme a si sobreveio. Por que isso aconteceu?
O que eu tenho medo me acontece... O medo é o cartão de visita do diabo. A maior doença do século não é a câncer, mais o medo. As pessoas hoje vivem em função do medo. Fecham-se, mudam os hábitos de rotina.
1. Perder seus filhos; e perdeu – Jó 1:18-19.
2. Perder sua saúde; e perdeu – Jó 2:7-8.
3. Perder o respeito da sua mulher; e perdeu – Jó 2:8-10.
4. Perder seus bens materiais; e perdeu – Jó 1:14-17.
Observem que tudo de mal que aconteceu com Jô, ele tinha medo de lhe acontecer, pois ele mesmo disse – “o que eu tenho medo me acontece”.
De tanto acreditar que vai dar errado acontece, é uma forma de profetizar.
Sempre passei por dificuldades, eu estou nesta fase em que o medo transcorre em minhas veias. Fui demitido depois de cinco anos de serviço, e junto com isso fico sabendo que minha esposa poderá fazer uma nova cirurgia do coração, isso fez com que eu me trancasse em um mundo só meu. Muitos olham a capa e vêem um homem forte disposto a ajudar e a batalhar contra qualquer coisa, outros me pedem conselhos para enfrentar determinado obstáculo, sempre escutam e geralmente dá certo.
Mas como eu daria conselhos para mim mesmo? Sinto um medo de enfrentar minhas tribulações que me tranco em um mundo que ninguém sabe o que passo ou tenho, to escrevendo isso como sinal de desabafo como forma de por pra fora tudo que estou sentindo, que é MEDO.
É humano sentir medo?
É Normal Ficar Assustado?
Devemos notar que é normal ficar assustado em algumas situações. Deus criou nos criou com a capacidade de reconhecer e reagir ao perigo. Não conseguimos prever um acidente de carro ou avião ou quando o freio de nossa bicicleta vai acabar quando estamos descendo uma ladeira. O medo natural serve para nos proteger. Não é pecado quando saímos correndo ou nos afastamos de um cão bravo ou não chegamos próximos a uma tarântula ou uma cobra.
Minha vó Djanira tem pavor de lagarta (mandruvá). Nossa! Eu sei o medo que ela tem, pois um dia desses estávamos andando na rua e vi uma bem pequenina, parecia que tinha uns cinco centímetros eu na inocência disse: -olha vó que lagartinha pequenina. Pra que? Ela olhou e em vez de gritar e sair correndo ela disparou a me beliscar e bater. Pode parecer cômico, mas doeu muito! Nunca mais falei sobre tal bicho pra ela. Que medo que ela sentiu!
Mas voltando aos medos reais, meu medo é de como seguirei daqui pra frente? Que caminho seguir em que lado desta bifurcação eu vou? Direita ou esquerda? Como disse, São cinco anos em um emprego, Bastante tempo! Aprendi muitas coisas. Adquiri amigos que levarei pra vida toda. Porém me pergunto: Será que saberei me relacionar bem em outro lugar? Será que terei bom amigos no novo emprego? Será que me adaptarei em uma nova vida profissional?
E a cirurgia? Será que estarei empregado até lá? Como ficara meu filho que hoje tem sete meses? Como ficaríamos com uma internação de três a quatro meses? Correria de condução, doação de sangue entre outras. Entendem o motivo do meu MEDO? É isso... Como será o dia de amanhã?
O que me consola e me anima é que estou com um amigo que me ajuda e faz com que as melhores pessoas deste mundo passe diante de nós. Ele me ensinou como enfrentar esse MEDO.
O que devemos fazer para mudar a situação de medo, em fé.
Em primeiro lugar crer que o verdadeiro amor lança fora todo o medo. A Bíblia disse: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo...” I João 2:18.
Em segundo lugar entender que o medo produz tormentos. “Ora, o medo produz tormento”. I João 4:18.Tormento é sofrer antes o problema, sem necessidade.Uma pessoa atormentada é uma pessoa que não tem paz, está aberta para todo mal.
Em terceiro lugar entender que medo é a ausência de fé em Deus, porque Deus é amor.“Todo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. I João 4:18.
Em quarto lugar entregar a Jesus Cristo a nossa vida, inclusive o medo e confiar que nada pode nos destruir se estamos com Jesus – Romanos 8:34-39.
Eu creio que o amor tudo pode e permanece, pois Deus me ama e ele já provou isso pra mim, e provo O que digo. Pois isso está escrito em JOÃO 3:16 . Sei que com esse amor tudo posso.
Sabe como vou enfrentar meu medo? Com planos para o futuro e na certeza de que Deus vai me ajudar a realizar. Só assim ficarei ocupado com coisas que me acrescentará experiências. Sempre digo: “com os erros aprendemos, e com as os acertos temos a certeza de que a sempre há mais pra aprender”.
Saibam que Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar. (Shakespeare)
Arrisque! Foi o que Jesus fez. Ele deu sua vida por nós, dizendo para o pai que seja feita a sua vontade e não a dele. Faça o mesmo! Deixe Deus fazer a vontade dEle, depois é só colher as maravilhas.
Fiquem na Paz Que Deus os abençoe
19/11/09 LEANDRO ALVES

2 comentários

  1. Olá Leandro, eu aprendi a viver sem ter MEDO!! O facto de termos medo faz com que não vivamos , foi isso que aprendi da vida!

    Entregue a Deus a sua vida e esqueça o medo. Eu digo hoje que nem da morte tenho medo e é verdade, entrego a Deus tudo, ele saberá o que fazer.

    Leandro sigo o seu blog e gosto, pois foi atraves dele que vi fotos fantásticas da Gracy, sou portadora da mesma deficiencia cardiaca de Gracy a mulher fantástica que um dia decidiu arriscar a vida em prol de outra vida. Desejo ao Leandro tudo de Bom e à sua familia, continue escrevendo, dando incentivo a todos nós com as suas palavras.

    Gostaria de pedir algo, que transmitisse a Gracy que existem 5 jovens em Portugal todos entre 25 a 35 anos de idade com Eisenmenger como a Gracy. Todos nós valorizams a Gracy somos uma bolha de oxigenio para cada um de nós, e cada caso que descobrimos no Mundo dá-nos força para viver!!!

    O Leandro mostrou-nos atraves deste seu fantastico blog que há coisas possiveis basta arriscar e acreditar em Deus!! Obrigada :-)

    ResponderExcluir
  2. Vim ver algo na net e encontrei por acaso o teu blog,li esse texto e adorei , dai lembrei q de vc..POr favor, passe no meu orkut, procurei o teu e não achei...
    Escrevi algo sobre isso dias atrás, ainda não postei, mas achei teu texto muito lúcido. Parabéns

    E obrigada por ter add o meu texto tbm

    bjss

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTARIO E SEJA FELIZ

Botão para Tweetar

 

Visualizações !!

Tags